quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mudanças, mudanças...

A mudança é uma constante na vida. Nada é permanente, exceto a mudança, como já dizia Heráclito. E as pessoas mudam, sim, porque, se não mudassem, acabariam sendo atropeladas pela corrente. Cada experiência, cada aprendizado, cada relação vivida (seja profissional, amorosa, de amizade, familiar etc.) nos toca de alguma forma e muda algo dentro de nós. Se para a melhor ou para a pior, depende do ponto de vista, e de como cada um encara a vida. Algumas mudanças acontecem de fora para dentro, outras, de dentro para fora. Alguns mudam bem lentamente, enquanto outros aprendem e se adaptam mais rapidamente com as experiências vivenciadas. Algumas mudanças são pequenas e quase imperceptíveis, outras, avassaladoras.

E nessa história de mudanças, nossas amizades também mudam. Alguns amigos mudam com a gente e permanecem em nossas vidas. Outros terminam traçando caminhos muitos diferentes e se distanciam. Algumas amizades se mostram verdadeiras, apesar de todas as mudanças que vão acontecendo, permanecendo firmes e fortes, na presença ou na distância. Outras, nem tão verdadeiras assim, com o tempo terminam se desfazendo. E no caminho temos momentos bons e ruins, surpresas e decepções, mas tudo carrega em si um aprendizado, que nos muda.

Algumas pessoas, outrora queridas, ficam na memória, fazendo parte do livro de nossas vidas, e são lembradas com nostalgia. Alguns passam rápido por nós, outros passam mais tempo e se vão, e outros ainda continuam conosco. E as relações também vão mudando. Assim segue a roda da vida.

Feliz daquele que procura tirar dos momentos difíceis, das decepções e outras experiências algum aprendizado, que consegue deixar para trás o que ficou para trás, saber perdoar, que consegue valorizar o que tem e não desistir de si mesmo. Feliz daquele que consegue encarar os próprios erros, para consertá-los ou não cometê-los mais, no lugar de fugir deles ou ficar se lamentando. Feliz daquele que aprende não apenas com as próprias experiências, mas com as dos outros também. Isso é sabedoria.

E um “VIVA” às mudanças. Porque se tudo permanecesse igual e todos fossem sempre os mesmos, cá para nós, seria muito chato.


By Patrícia Souto

"Ninguém banha-se duas vezes pelo mesmo rio." - Heráclito

Um comentário:

  1. Que honra ler suas mais novas palavras novamente. É uma honra te admirar mesmo assim, de longe. Você nunca deixará de ser a Paty, e sei que me entende e sabe quem realmente sou.
    Apesar da distância continuo te querendo muito bem e torcendo pelo seu sucesso, realização e felicidade.
    Tá no caminho certo, não deixe de ser quem é, o que te faz rica são os momentos que poderá pra sempre carregar e se orgulhar, sem nunca esquecer.

    Saudades,
    Mariana.

    ResponderExcluir